Instituto Pensar - Morre o ex-vereador e comerciante Masataka Ota (PSB)

Morre o ex-vereador e comerciante Masataka Ota (PSB)

por: Eduardo Pinheiro


O ex-vereador Masataka Ota (PSB), pai do menino Ives Ota, assassinado aos oito anos em SP, em 1997. ? Foto: Reprodução/Youtube

Morreu, na noite desta quarta-feira (24), em São Paulo, o ex-vereador Masataka Ota (PSB), de 63 anos. Internado no Hospital Sírio Libanês, ele enfrentava há meses um câncer, que em fase de metástase havia alcançado o pulmão e os ossos.

Marido da deputada federal Keiko Ota (PSB), o ex-vereador ficou conhecido pela luta a favor do endurecimento das leis para crimes hediondos no Brasil, após o assassinato do filho, Ives Ota. O menino de oito anos foi morto durante um sequestro na Zona Leste de São Paulo, em 1997.

Na época, a família, pioneira das lojas de R$ 1,99, era proprietária de 14 estabelecimentos comerciais. O motoboy e os dois policiais acusados de sequestrar e matar o filho do casal foram condenados a penas entre 43 e 45 anos de prisão.

Ao lada da mulher, Keiko Ota, ele criou o Movimento Paz e Justiça e o Instituto Ive Ota, ficou frente a frente com os criminosos e os perdoou. Além da mobilização contra a impunidade, os Ota ficaram conhecidos por apoiar famílias de outras vítimas da violência. 

Masataka Ota nasceu em 1956, na província de Tomigusuku, em Okinawa, Japão. Chegou com a família no país com apenas um ano, naturalizou-se brasileiro e fez carreira como comerciante da Zona Leste da capital paulista, antes de entrar na política.

O ex-vereador era casado com Keiko Ota há mais de 30 anos e teve três filhos: Vanessa, Ives e Ises.

Na última eleição, em 2020, Ota tentou se eleger vereador na capital paulista, mas obteve ficou apenas como suplente.

O ex-governador Márcio França, líder estadual do PSB, despediu-se do ex-vereador com um provérbio japonês, Ichariba Chode, que representa o espírito de união e solidariedade. "Vai finalmente abraçar seu amado filhinho?, disse.


Com informações da Folha de S. Paulo




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: